terça-feira, 17 de julho de 2012

Sistema de Graduação.

Mestre Jair segue o sistema de Graduação da Federação do Rio de Janeiro, onde os cordéis representam as cores da Bandeira do Brasil.

Verde - As Matas.

Amarelo - Ouro.

Azul - Céu.

Branco - Paz

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Benefícios da Capoeira Para a Mente e o Corpo.

Tradicionalmente, a capoeira é entendida como uma expressão cultural afro-brasileira que mistura a luta, a dança, a cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música.

Como atividade física, a prática da capoeira envolve exercícios aeróbicos (que provocam o aumento de frequência cardíaca e queima de gordura) e anaeróbicos (desenvolvimento muscular), proporcionando flexibilidade, força muscular e resistência física.

O treino regular é fundamental para que o capoeirista consiga ter um bom desempenho durante o jogo, e a prática pode ser feita por pessoas de qualquer idade e condição física.

A capoeira exige também concentração e observação. O olho no olho é uma das bases do jogo da capoeira. É importante estar sempre atento ao parceiro, procurando onde está o seu olhar, fazendo os movimentos sem perdê-lo de vista.

O diálogo corporal, a improvisação, a inteligência do corpo, a necessidade de agir, o equilíbrio, assim como as noções de espaço, tempo, ritmo e música, e a compreensão da filosofia de jogo são princípios fundamentais ensinados dentro da capoeira angola.

Os movimentos da capoeira mexem com todos os músculos, desenvolvendo uma série de qualidades físicas. Se você entrar na roda, em pouco tempo vai sentir uma grande mudança: menos tensão, reflexos mais rápidos e ainda vai ganhar força.

Com um pouco de persistência, o seu fôlego vai ficar ótimo, porque a prática constante (pelo menos três vezes por semana) desenvolve o sistema cardiorrespiratório. E o melhor: você trabalha os músculos abdominais, já que os músculos desta região são muito solicitados.


Confira mais detalhes:


- Resistência: É preciso manter o pique durante o treino ou jogo;

- Agilidade: Os movimentos mudam de direção e sentindo a toda hora;

- Flexibilidade: Na capoeira predominam os gestos amplos;

- Velocidade: Necessária para surpreender o adversário sempre que possível;

- Equilíbrio: É preciso manter o domínio do corpo em algumas posições mais complicadas;

- Coordenação: É preciso responder aos golpes com os braços, o tronco e pernas ao mesmo tempo;

- Ritmo: Os movimentos do corpo acompanham a música.


Outros benefícios:


- Atenção: É preciso estar ligado o tempo todo nos movimentos da roda;

- Persistência: Os golpes só ficam perfeitos depois de muitas tentativas;

- Coragem: Aos poucos, desaparece o medo de fazer certos movimentos;

- Astúcia: Você cria situações inesperadas para o adversário.

Outro fato é que capoeira não se faz sozinho, por isso é imprescindível a participação de um grupo. Seu ensino é baseado na oralidade, com os conhecimentos passados através da vivência e prática regular. Isso exige que o indivíduo se molde a um grupo e passe a conviver com as diferenças existentes neste núcleo de pessoas, num exercício de tolerância. A capacidade de improvisação – de conseguir se adaptar às diferenças e de dramatizar as situações – é uma característica que o praticante vai adquirindo com o treinamento, envolvendo malícia e brincadeira.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Capoeira para Crianças de 7 A 10 anos.


As crianças se encontram no período que se denomina Idade de Ouro da Infância, pois é a fase em que a aprendizagem de habilidades motoras está no auge do seu potencial de desenvolvimento, um período considerado crítico para a aprendizagem motora. Nessa fase, as crianças apresentam grande entusiasmo, são dinâmicas, alegres e apreciam o movimento (WEINECK, 1999). Elas apresentam ganhos de coordenação motora significativos. E há o potencial para a aprendizagem das principais habilidades envolvidas na Capoeira, desde as mais básicas até aquelas mais complexas. Ou seja, a prontidão física das crianças nessa faixa etária é ideal para a aprendizagem das técnicas básicas dos principais movimentos da modalidade (FREITAS, 1997).
Outra característica fundamental deste período, e que deve ser considerada no ensino da Capoeira, é o gosto das crianças por tarefas que representem desafios (MEINEL; SCHNABEL, 1987) e que estimulem outras dimensões, e não apenas a motora. O elemento desafiador é importante na manutenção dos níveis de motivação e podem ter impacto sobre as decisões futuras em respeito ao envolvimento com atividades físicas e práticas esportivas.

Resistência Muscular Localizada Previne Dores nas Costas

De acordo com estatísticas das autoridades de saúde, cerca de 80% das pessoas já tiveram ou terão dores nas costas, o que mostra que o problema é para lá de abrangente. Mesmo os praticantes assíduos de atividade física, em nível profissional ou amador, não escapam dessa estatística. Em muitos casos, as dores são passageiras e vão embora com o auxílio de analgésicos, mas segundo o Ministério da Saúde, cerca de cinco milhões de brasileiros acabam procurando médicos para tratar a dor nas costas, sentidas por períodos mais extensos. Nesses casos, uma atenção maior ao funcionamento do corpo e alterações nos hábitos de postura são as únicas maneiras de aliviar o desconforto.

Especialistas defendem que, quanto mais resistentes os músculos, mais protegidos ficamos do incômodo das dores. Por isso, muitos fisioterapeutas pedem para que os indivíduos que precisam proteger as costas trabalhem os músculos do tronco (abdominais e eretores da espinha). Isso foi observado em uma pesquisa que acompanhou os moradores da cidade de Copenhagen (Dinamarca) por um ano concluiu, que resistência e não força foi o fator que aparentemente preveniu o aparecimento de dores nas costas. E neste caso, é importante ponderar as diferenças entre resistência e força na prevenção. O que vale a pena, de acordo com os resultados deste estudo, é investir em mais repetições e menos carga (peso) para os exercícios nos músculos do tronco, já que a fadiga muscular, comum nos grandes esforços, diminui a proteção contra as dores. 

O mesmo foi observado em outras pesquisas. Em estudo realizado na cidade de Helsinque (Finlândia), com 126 indivíduos, a resistência dos músculos do tronco também foi o único fator associado à incidência de episódios de dores nas costas. A conclusão foi semelhante em um terceiro estudo, conduzido na cidade de Teerã (Irã), no qual 600 pessoas foram subdivididas em 4 grupos: 150 homens assintomáticos, 150 mulheres assintomáticas, 150 homens com dores na região lombar e 150 mulheres com o mesmo sintoma. Novamente, dentre todas variáveis pesquisadas, a única que apresentou estrita relação com dores nas costas foi a baixa resistência dos músculos do tronco, principalmente os eretores da espinha.

Portanto, a resistência muscular obtida com exercícios para aumentar a resistência dos eretores da espinha e também dos músculos da parte de trás do tronco é fator fundamental na prevenção de dores nas costas. Peça a orientação de um professor para a execução dos exercícios e invista em resistência, ou seja, mais repetições e menos carga, para fugir do incômodo. 
Créditos: Site Saúde Plena.

terça-feira, 3 de julho de 2012

A Caminhada e seus Benefícios.

O sedentarismo e os distúrbios alimentares são os maiores causadores da obesidade.
As pessoas que vivem em grandes cidades por falta de tempo, na maioria das vezes não podem fazer caminhadas, uma das mais antigas atividades física do homem.
A caminhada foi sendo deixada de lado e o aumento de pessoas obesas tornou-se cada vez maior. Se as pessoas tomassem consciência disso, reservariam um tempo para praticar algum tipo de exercício físico tentando melhorar a saúde, manter o peso e sentir-se melhor.
A caminhada é a atividade mais praticada e além de prazerosa não traz gastos, mas é preciso prestar atenção a alguns detalhes, mesmo para caminhar.
Usar tênis apropriado para caminhadas, fazer alongamentos antes e depois, manter-se hidratado, ter boa postura, olhar para frente, manter a coluna reta, pisar tocando o solo primeiro com o calcanhar e por último com a sola do pé. Além disso, evite caminhar embaixo de sol muito forte ou em lugares com muito trânsito, é preciso também fazer uma avaliação incluindo teste ergoespirométrico para se ter segurança e eficiência nas caminhadas. A frequência cardíaca é importante ser controlada. Cada pessoa tem uma resposta diferente ao exercício pelo seu nível de condicionamento físico. Geralmente pode-se estabelecer uma relação entre o ritmo e as respostas cardíacas. Pessoas que estão começando as atividades físicas ou recomeçando devem manter velocidade lenta, o treino pode ser iniciado com três vezes por semana de 20 a 30 minutos em ritmo leve e constante. Ritmo moderado pode manter uma velocidade moderada e às vezes até mais rápidas, pode falar algumas palavras, mas o ideal é não conversar. Pode treinar 4 vezes por semana, caminhando 30 minutos.
Em ritmo intenso, passos rápidos no uso de inclinação ou subidas e descidas, não se deve conversar e treinar caminhadas de mais de 6 vezes por semana, sendo 3 vezes por semana, de trinta minutos alternando a intensidade entre intenso e moderado, fazendo 3 minutos intensos, 2 moderados alternadamente ou treino na rua num percurso de bastante subidas e descidas. É necessário fazer muito alongamento antes e depois da caminhada.
Se desejar fazer um programa mais completo de atividade física, inclua também musculação, que traz muitos benefícios a quem pratica como perda de gordura e manutenção do peso corporal, melhorando a resistência além de evitar várias doenças e diminuir o processo de envelhecimento. Quem tem hábitos de caminhar tem muito mais saúde e vive muito melhor.

Frutas que auxiliam no Emagrecimento Saudável.

As frutas beneficiam muito o nosso organismo. Além de serem saudáveis ajudam a emagrecer com saúde.
- A manga é rica em vitaminas A, B e C, ferro, fósforo, cálcio, minerais e contém altíssimas concentrações de magnésio e potássio, além de ser uma fruta que contém muita água ela auxilia na hidratação do organismo e ainda possui anti-oxidantes que auxiliam na digestão. A manga ajuda a emagrecer e ainda combate a falta de vitamina C depurativa no sangue.
– A maçã é uma fruta anti-oxidante que retarda o envelhecimento e consiste na preservação das células. Contém ferro, sais minerais, fósforo, niacina e vitaminas B1 e B2. A maçã é recomendada para combater problemas de intestino e para ajudar pessoas obesas a emagrecer.
- A super acidez do limão auxilia na digestão mais rápida. A fruta é diurética e combate radicais livres. Além de ser ótimo para quem faz dieta o limão é rico em vitamina C.
O limão limpa o organismo de toxinas, por isso é recomendado tomar chá de limão todos os dias.
- A banana contém vitaminas A, B1 e C, é ótima para combater a ansiedade por alimentos que destroem a dieta. A fruta é rica em triptofano. Quem pratica exercícios físicos precisa comer banana porque ela combate as câimbras, fornece energia e queima mais rápido as calorias em forma de energia. Os compulsivos por doces podem substituir os doces por bananas, pois ela é capaz de reduzir o impulso por doces.
- O abacaxi contém bastante água e por isso ele é uma fruta diurética. A acidez do abacaxi auxilia na digestão dos alimentos por isso é ideal consumir abacaxi de sobremesa. O abacaxi é muito saudável, pois contém vitamina A, B1 e C, além possuir poucas calorias, por isso é muito recomendado para quem quer fazer dietas de emagrecimento.
- O figo é diurético e rico em magnésio, também atua no organismo como um laxante natural, ele é indicado para pessoas que sofrem com o intestino preso.
- O pêssego é rico em fibras, minerais, ferro e um valor nutritivo de vitaminas muito elevado. O pêssego auxilia no funcionamento do intestino. Ao contrario do que as pessoas imaginam o pêssego possui baixo teor calórico, por isso ele é indicado para qualquer dieta.
- A ameixa é ótima para combater a prisão de ventre, pois é um laxativo natural. Essa fruta é rica em vitaminas do complexo B que são capazes de evitar problemas de reumatismo e de pele. As vitaminas encontradas na ameixa são fundamentais para evitar a queda do cabelo e auxilia no crescimento e o fortalecimento dos fios.
Frutas são ótimas para a saúde.

Clique e alimente a rã

Powered By Blogger