terça-feira, 3 de julho de 2012

A Caminhada e seus Benefícios.

O sedentarismo e os distúrbios alimentares são os maiores causadores da obesidade.
As pessoas que vivem em grandes cidades por falta de tempo, na maioria das vezes não podem fazer caminhadas, uma das mais antigas atividades física do homem.
A caminhada foi sendo deixada de lado e o aumento de pessoas obesas tornou-se cada vez maior. Se as pessoas tomassem consciência disso, reservariam um tempo para praticar algum tipo de exercício físico tentando melhorar a saúde, manter o peso e sentir-se melhor.
A caminhada é a atividade mais praticada e além de prazerosa não traz gastos, mas é preciso prestar atenção a alguns detalhes, mesmo para caminhar.
Usar tênis apropriado para caminhadas, fazer alongamentos antes e depois, manter-se hidratado, ter boa postura, olhar para frente, manter a coluna reta, pisar tocando o solo primeiro com o calcanhar e por último com a sola do pé. Além disso, evite caminhar embaixo de sol muito forte ou em lugares com muito trânsito, é preciso também fazer uma avaliação incluindo teste ergoespirométrico para se ter segurança e eficiência nas caminhadas. A frequência cardíaca é importante ser controlada. Cada pessoa tem uma resposta diferente ao exercício pelo seu nível de condicionamento físico. Geralmente pode-se estabelecer uma relação entre o ritmo e as respostas cardíacas. Pessoas que estão começando as atividades físicas ou recomeçando devem manter velocidade lenta, o treino pode ser iniciado com três vezes por semana de 20 a 30 minutos em ritmo leve e constante. Ritmo moderado pode manter uma velocidade moderada e às vezes até mais rápidas, pode falar algumas palavras, mas o ideal é não conversar. Pode treinar 4 vezes por semana, caminhando 30 minutos.
Em ritmo intenso, passos rápidos no uso de inclinação ou subidas e descidas, não se deve conversar e treinar caminhadas de mais de 6 vezes por semana, sendo 3 vezes por semana, de trinta minutos alternando a intensidade entre intenso e moderado, fazendo 3 minutos intensos, 2 moderados alternadamente ou treino na rua num percurso de bastante subidas e descidas. É necessário fazer muito alongamento antes e depois da caminhada.
Se desejar fazer um programa mais completo de atividade física, inclua também musculação, que traz muitos benefícios a quem pratica como perda de gordura e manutenção do peso corporal, melhorando a resistência além de evitar várias doenças e diminuir o processo de envelhecimento. Quem tem hábitos de caminhar tem muito mais saúde e vive muito melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique e alimente a rã

Powered By Blogger